Translate

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A FRALDINHA DE COCÔ...



As mães têm muita preocupação em relação ao aspecto e frequência das evacuações de seus bebês. Recebo muitas fotos de fezes no meu email!
Considerando o aspecto, colorações as mais diversas e a presença de restos alimentares são sempre motivo de dúvidas. Fezes de cor esverdeada sempre trazem apreensão, mas são normais! Assim como a presença de restos alimentares. A única cor que preocupa o pediatra é a esbranquiçada, que chamamos de “fezes acólicas”. Essa sim deve motivar consulta com urgência.
A frequência também tem pouquíssimo valor, podendo ocorrer a cada mamada ou, nos lactentes em aleitamento materno exclusivo, chegar a intervalos de até 7 dias. Se não houver desconforto e as fezes eliminadas forem pastosas, não há necessidade de intervenção.
Nesse contexto, vale lembrar da possibilidade de estarmos diante de lactente com Disquesia Infantil, a qual caracteriza-se por choro e irritabilidade, pelo menos durante 10 minutos antes da eliminação de fezes normais, pastosas ou semipastosas em lactente menor de 6 meses. A disquesia é uma doença gastrintestinal funcional, ou seja, carece de significados patológicos, no entanto, causa grande ansiedade, pois pode parecer que a criança está sentido dor.
Bom, por hoje é só, espero que tenha ajudado! Até a próxima e não deixem de comentar...
                                               

28 comentários:

  1. Estou com um problema com minha filhinha de 2 meses e meio, não sei se vai poder me ajudar, a pediatra diz que ela está com uma bactéria, já foi dado antibiotico ( cefalexina), não adiantou, depois foi dado um probiotico para equilibrar a flora intestinal, não adiantou, e agora e pediatra quer dar antibiotico de novo. é normal um bebe ter infecção por bacteria? e quanto tempo normalmente melhora? Os resultados do labratório são assim:
    material: fezes
    exame: bacterioscopia
    resultado:a flora bacteriana encontra-se alterada bacilos gram negativos ++++ positivos: raros
    cocos gram positivos: +++
    aspecto líquida com muco
    a pesquisa de leucocitos deu 7/campo referencia 5/campo
    na pesquisa de sangua oculto deu fracamente reagente referencia negativa. por favor me de uma luz aqui so tem essa pediatra e quero ter uma outra opinião. agradecida se me responder. muito legal seu blog adorei..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ JANAINA, COMO É UMA DÚVIDA QUE ENVOLVE CONDUTA MÉDICA, PREFIRO QUE NOS CORRESPODAMOS POR EMAIL PARA EVITAR QUE OUTRAS MAMÃES CONFUNDAM-SE COM OS COMENTÁRIOS. UM BEIJO!
      EMAIL: fpercope@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Olá Fernanda, a minha filha está com 4 meses e tem dificuldade para evacuar. Ela mama leite materno e complemento. A médica desconfiou de alergia a leite e disquesia. A medica pediu para dar o leite neocate e fazer massagens, mas mesmo assim ela demora 3 dias para evacuar. Você teria alguma sugestão neste caso? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara, como está sua filha? Qualquer dúvida, meu email é fpercope@yahoo.com.br

      Excluir
  3. Boa tarde Fernanda, gostaria de saber se existe um risco relativo de infecção ou algo parecido relacionado ao contato das fezes juntos as genitálias feminina nos bebês, caso isto ocorra, como devo tratar e que atitudes devo tomar adiante? Grato.

    ResponderExcluir
  4. Olá Milton, encaminhe suas perguntas para meu email: fpercope@yahoo.com.br. Um abraço, Fernanda Pércope.

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog!
    Minha bebê nasceu dia 17/06 e com certeza vou tirar muitas dùvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, que bom que gostou! Estou à disposição! Um abraço.

      Excluir
  6. Oi Fernanda meu bebe tem 2 meses, fez coco branco e pastoso e depois de 5 dias o coco e igual essa fralda laranjada. Cortei A lactose da alimentação e o complemento do meu bebe.O que minha filha tem?

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda me ajude por favor ! Meu bebe tem 1 aninho e 1 mês a 7 dias ele tá fazendo coco parecido com catarro muco 3 a 4 vezes ao dia será perigoso? Me ajude ... email : brunacharles14@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tanbem estaba assim as bezes faz e as vezes nao tbrm queria saber

      Excluir
  8. Olá Fernanda! Sou a Laura de Recife e meu filho tem 2 meses e meio e depois que tomou a vacina do rotavirus, suas fezes mudaram bastante...ele só faz esverdeado e com muco, naõ sei se pode ser catarro, mas tem dia que ele faz mais pastoso ou mais liquido, ele mama o dia todo no peito e ó toma 1 mamadeira a noite de nan 1 confort...se puder me responder agradeço! Meu email é: lauhel75@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda! Sou a Laura de Recife e meu filho tem 2 meses e meio e depois que tomou a vacina do rotavirus, suas fezes mudaram bastante...ele só faz esverdeado e com muco, naõ sei se pode ser catarro, mas tem dia que ele faz mais pastoso ou mais liquido, ele mama o dia todo no peito e ó toma 1 mamadeira a noite de nan 1 confort...se puder me responder agradeço! Meu email é: lauhel75@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde meu bb de 5 meses apresentou fezes com tres pontos de sangue fiz o exame de fezes não deu paracitoses e a cultura deu negativa mas a bacterioscopia deu bacilos e cocos gram positivos frequentes o que isso significa

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde meu bb de 5 meses apresentou fezes com tres pontos de sangue fiz o exame de fezes não deu paracitoses e a cultura deu negativa mas a bacterioscopia deu bacilos e cocos gram positivos frequentes o que isso significa

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Estou desesperada. .
    Minha filha esta com 6 meses e há 8 dias esta com diarreia e faz coco de 8 a 10 vezes, estou deseperada, moro em maues/Am e aqui nao tem pediatra só clinico geral e quando.fui leva-la ele passou infectrin e floratil e eu estou dando mas ela continua com a diarréia nao teve nenhuma melhora...fiz por conta propria dois exames de fezes e so o que deu foi flora bacteriana alterada e nenhuma ajuda...socorrooo doutora!!! Adrielle

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Dra!!
    por favor!! se puder me ajudar!!
    meu filho tem 2 anos e 4 meses, só mamou no peito até 10 mese.. e depius disso sempretomou pregomin... mais meu filho tem as fezes iguais as das fotos postadas pela Dra!! nunca!! nunca ele teve fezes normal ssó assim!!! e as vezes ainda parece q sai pedacos do intestino!! não sei o que fazer! não sei ..Não acho q seja normal!! podr me ajudar por favor??

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Dra Fernanda, me chamo Daniele sou de Recife e tenho um bebê de 4 meses e 13 dias. . Ele faz alimentação mista.. estava com dificuldade de evacuar e pediatra liberou suco de laranja mimo com mamão e água de coco. . Ajudou bastante só que ele tomou as vacinas de 4 meses.. inclusive a rota vírus e as festas estão muiiiiiiiiiiito frequentes. . 7 veses.. notei presença de muco e o cheiro mudou totalmente. .. o que devo fazer..Desde já agradeço
    Ele ficou febril esses dias, mais continuou comendo e um pouco irritado.. chorando.
    Meu email é dani.boli123@yahoo.com.br
    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  15. Olá,bom dia,meu bebê de 7 meses fez cocô como na segunda fralda acima,as fezes absorveram e ficou um tipo de "catarro" por cima,e o cheiro é muito forte,ontem o avô dele deu arroz e ovo pra ele,pode ser infeccão intestinal?

    ResponderExcluir
  16. Dra bom dia, me chamo Daniela temho um bebe de 4 meses. Desde.o dia 18 de julho ele esta apresentando sangue nas fezes. Inicialmente os pediatras acharam que era reacaoda vacina rotavirus e em seguida estao susoeitando de aplv. Fizemos ultrasom esta ok. Fizemos cingilografia e tb nao deu nada. Mas o sangue continua... ele mamava peito e complemento enfamil.
    Passaram para o pregomim e nao adiantou e em.seguida estamos com neocate e eu com restrição ao leite, ovo, soja, peixe, frutos do mar.
    O coco melhorou um pouco mas o sangue ainds continua...
    Fizemos exame.de hemograma e fezes a fresco.
    O de fezes deu leoucocitos +++ presente e tb muco e sangue oculto positivo.
    Hemograma deu pequena anemia 9,3 e plawuetas 550.000 .
    Com sua experiência o que me orienta??
    Ele nao tem nenhum outro sintoma a nao ser o sangue nas fezes. Muito obrigada de coração pela resposta. Meu email: daniduartebk@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Minha bebê de 9 meses esta com diarreia a 20 dias, a dois dias pegou gripe e está tossindo muito e vomitando com febre de 38.5, estou com medo de ter pegado infecção intestinal, como faço pra descobrir o que realmente está afetando minha bebê???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ontem o Coco dela veio mole e com alguns aspectos gelatinoso...

      Excluir
    2. E ontem o Coco dela veio mole e com alguns aspectos gelatinoso...

      Excluir
  18. Mandei o meu caso para o seu email espero ansiosa a resposta

    ResponderExcluir
  19. Mandei o meu caso para o seu email espero ansiosa a resposta

    ResponderExcluir
  20. Será que o blog ainda está ativo....não vejo resposta! :/

    ResponderExcluir
  21. Oi bom dia, queria saber se pode me ajudar estou muito preocupada com meu filho lê tem 4 meses e meio e está muito dorminhoco e ele nunca foi assim e as fezes dele hoje foi amarelada com muco estou muito preocupada porque a uns 3 meses ele teve infecção intestinal e ficou internado,por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  22. Olá, Boa Noite, minha filha tem muito muco nas fezes, muito gases e cólica, estou suspeitando de apvl, já levei na pediatra e ela disse que ela não é apvl

    ResponderExcluir